Só Templates

Créditos



Layout by



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Educação Física

Educação Física


Quando você ouve a palavra Educação Física a primeira coisa que vem à cabeça são brincadeiras , jogos, bola ....to errada??


Bem, até esse ano eu pensava assim também...mas percebi com meu colega que as aulas não precisam (e não devem) ser assim....


O Educador físico, tem como obrigação dar dicas, explicar sobre nutrição, alimentação...e que pra isso os alunos também devem fazer atividades escritas sobre tais assuntos.


Claro que os alunos também tem a parte recreativa....mas o importante além de tudo, é os alunos terem consciência do trabalho físico, de como podemos cuidar da nossa saúde e saber também o que e para que serve cada modalidade de exercícios físicos.
O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física deve estar voltado para a construção da cidadania dos sujeitos, formando elementos críticos e participativos no meio social em que estão inseridos. Seu objetivo principal deve ser de que o aluno “adquira a qualificação sócio-histórico-cultural necessária para promover o desenvolvimento de uma racionalidade crítica, autônoma e participativa”.


E você, mudou seu conceito sobre a Educação Física?


Segue um exemplo de atividade teórica aplicada aos alunos do Ensino Fundamental I.


Até Mais
Profª Ana e Profº Ricardo

EXERCÍCIO AVALIATIVO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.
A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido a violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.
Portanto, tenha uma alimentação saudável!!




                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário